o guia de bolso para posar no seu primeiro ensaio
preciso posar?
Se você chegou até aqui já sabe como eu gosto de trabalhar nos ensaios e sabe que eu gosto de fotografar momentos e pessoas fazendo coisas, e não uma série de poses iguais para todas as pessoas. Mas a verdade é que pra quem não tem experiencia com fotografia é natural que nos primeiros momentos a pessoa pense demais no próprio corpo e naquilo que está fazendo. Nesse momento tudo vira motivo para pensar “será que eu tô estranho?” e é aí que saber o que fazer e como se comportar de antemão pode te ajudar bastante. Não se esqueça que eu vou saber quando tu se sentir perdido e com a experiência de vários anos fotografando pessoas vou te ajudar, mas aqui vão algumas dicas valiosas:
movimento: A maneira mais fácil de ter fotos naturais e mostrem o melhor de você é estar feliz, confortável e fazendo algo. Fingir que esta caminhando nunca vai ser tão natural quanto caminhar. Foque em se movimentar, fazer coisas e manter o ritmo.
Como entender as poses? O meu método preferido pra dirigir pessoas é fazendo a pose e pedindo pra você me espelhar. Não é fácil explicar com palavras como girar o pé do jeito certou ou como fazer um movimento específico, então eu prefiro fazer e você vai repetir. No boneco da próxima página vou marcar alguns pontos do seu corpo importantes para entender as poses que vou sugerir durante o ensaio, pois é muito mais fácil fazer as coisas de forma natural e ir movimentando uma parte do corpo do que tentar memorizar e reproduzir 23 poses diferentes em lugares diferentes.
o boneco:

Eu não vou dizer “faz aquela pose de ensaio de 15 anos e finge que tá assoprando uma vela” para que tu fique com as mãos na cintura fazendo cara de paisagem. Vou pedir pra que tu gire a cintura e dobre os cotovelos pra ficar da forma que seja mais confortável. Conversar e sugerir o que fazer com as pernas ou com os braços vai gerando uma variedade de movimentos infinitos que vão se encaixando nos momentos do ensaio e gerando as fotos além das poses, mas sem que fique desleixado ou que você não sinta segurança no que está fazendo.
não entendi!
Mantenha a calma, ouça o que eu digo durante o ensaio e foque em dar continuidade aos movimentos e em aproveitar o momento. Conversar com alguém experiente e interagir com o ambiente é a melhor maneira de se soltar e ter um ensaio incrível como esse vai ser. Espero que este guia ajuda e já estou ansioso pelo ensaio!